Número total de visualizações de páginas

sábado, 26 de novembro de 2011

17 semanas!!!

Ainda hoje eu pensava com os meus botões '17 semanas??? 17??!!!, bolas, 17???? :-)))
Estou tão feliz por ter chegado a esta etapa, claro que nem a metade ainda estamos, mas 17 já é muito bom. Sei que é mais que insuficiente para ela sobreviver sem ser dentro da minha barriga, mas 17 é muito bom :-), ou melhor, quer dizer só que estou feliz, que me sinto cada vez mais grávida, que dou por mim (como hoje no Ikea), parada na linha da caixa a olhar para a minha barriga e a sorrir... só a sorrir. Porque ela se estava a mexer, claro... :-) O papá ficou a olhar para mim e percebeu logo : 'está a mexer-se?' SIMMMMM :-)

Cada movimento é uma alegria, é um conforto de saber que ela está bem, que está ali a curtir dentro da barriguinha da mamã... e a mamã fica toda derretida.
Filhota!! Podes dar pontapés à mãe à vontade que ela não se importa, muito pelo contrário !!

Desde que ela começou a mexer-se esta semana, estou sempre atenta a qualquer movimento. E quase sempre mexe-se do lado direito, uns centímetros ao lado do umbigo e para cima. Ou seja, penso que o meu útero já está acima do umbigo, porque eu sinto-a acima do umbigo uns dois ou três dedos...
O que acaba por ser normal no meu caso, visto ser já a terceira gravidez (sem contar com os precalces....), e pelo facto do mioma que lá está a ocupar espaço também já medir mais que a menina (na eco ela tinha 10 cm, e o mioma 11...). Mas tudo normal disse o médico, era de esperar que crescesse. Tem é que ser vigiado.

Mas chega de preocupações.
Para a próxima semana fazemos 4 meses e meio, ou seja exactamente metade dos famosos 9 meses (já tinham pensado nisto desta forma?)... :-)
Cada semana que passa é mais uma vitória, e mais uma em que a sinto cada vez mais e só por isso... ESTOU FELIZ... (Já tinha dito isto não já?).

Aqui ficam as modificaões das 17 semanas que costumo cá deixar para terem uma idéia de como está a piquena agora:

Está grávida de 17 semanas – já só faltam 161 dias!

Os ossos do bebé começam a enrijar.

 



O bebé pesa agora cerca de 140 gramas e mede cerca de 13 centímetros – mais ou menos o tamanho de uma cebola grande. O cordão umbilical, a sua ligação vital à placenta, começa a ficar mais forte e mais grosso.
O bebé consegue mexer as articulações e o esqueleto – que, até agora, era apenas uma cartilagem tipo borracha – começa a enrijar e a formar osso. Algumas partes do esqueleto manter-se-ão cartilagens durante anos após o nascimento.

Abaixo da pele do seu bebé estão a formar-se depósitos de gordura na cor castanho. Isto o ajudará a manter a temperatura corporal quando nascer e no final da gravidez corresponderá a 2 a 6% do seu peso.
Neste estágio, o pequenino se movimenta muito e pesa mais que a placenta. As extremidades e as articulações estão totalmente formadas e os músculos começam a ficar mais fortalecidos. Além disso, ele ganha uma pelugem (lanugem) muito fina sobre todo o corpo, que permanecerá até o final da gravidez. Mas às vezes, apresenta-se por alguns dias na face e nas orelhas após do nascimento.

Um marco importante neste período é a definição do sexo. Apesar de ser determinado no momento da fusão dos núcleos do óvulo e do espermatozóide, é agora, através da ecografia, que já dá para o médico identificar, com certeza, se seu bebé é um menino ou uma menina. Isso porque no início, as glândulas sexuais são iguais: um pequeno broto entre as perninhas. Por volta da 11ª semana, nos meninos, as duas partes do órgão genital crescem juntas para formar o pénis e os testículos já mostram os canais em que o esperma vai se desenvolver. Nas meninas, essa mesma membrana se abre em duas partes para formar a vagina. Os ovários se formam e, por incrível que pareça, já armazenam os 500 mil óvulos que a mulher vai liberar durante toda sua vida. Do final desta semana, até o fim da gestação, seu bebé se limitará a crescer em tamanho. Da mesma forma, seus órgãos vitais, pouco a pouco, irão amadurecer o suficiente para permitir que o pequeno viva como um ser independente.


1 comentário:

  1. É mesmo isso... cada semana que passa é uma vitória e um descanso! Amanhã faço 25, mais umas quantas e mesmo que as coisas corram mal (espero que não), há hipóteses dela aguentar cá fora. Mesmo assim, continua a ser difícil de acreditar, acho que só acredito mesmo quando ela nascer. Beijinhos e parabéns por mais uma semana!

    ResponderEliminar