Número total de visualizações de páginas

sábado, 17 de dezembro de 2011

20 semanas, 5 meses!!

PARECE MENTIRA, JÁ CHEGÁMOS AOS 5 MESES!! :-)

Estou feliz, a minha menina está bem e continua a crescer aqui saudável e forte.

5 mesinhos de pura felicidade...

Filhota linda, continua aí dentro mais umas 20 semaninhas, pronto, umas 18 no mínimo :))

Os desenvolvimentos do meio caminho da gravidez :

O bébé
Na semana passada, a vérnix começou a cobrir a pele do bebé. Esta semana, está completamente coberta por esta substância cremosa, que protegerá a sua pele delicada do líquido amniótico.

O sentido das coisas
O bebé começa a estar consciente do mundo que o rodeia, por limitado que seja. O seu cérebro já está a trabalhar horas extras para desenvolver os centros nervosos dedicados aos sentidos, que por fim adquirem vida. Agora é mais sensível às mudanças que se produzem no mundo que o rodeia: a actividade da mãe, os sons do ambiente e inclusive o sabor do líquido amniótico.

Soluços
É provável que tenha sentido o bebé a dar voltas e pontapés na sua barriga. Agora talvez também sinta umas sacudidelas rítmicas. Não, não está a tamborilar uma melodia: tem soluços. Quase todos os bebés têm soluços no útero, possivelmente devido à imaturidade do diafragma que sofre de espasmos. Não há nada que possa fazer para parar estes soluços, mas também não tem por que o fazer, já que não vão prejudicar o seu bebé, nem agora, nem quando nascer.

A cabeça
Estabelecido o desenho do cabelo já há várias semanas, o bebé passa agora à fase seguinte: o crescimento dos cabelos. E isto não é penugem, mas sim cabelo a sério. Mas não pense ainda numa farta cabeleira. Quase todo este cabelo começará a cair duas semanas após o parto. Mas não se preocupe: pouco a pouco irá crescendo o cabelo permanente do bebé, que de certeza será de uma cor mais clara do que o que tinha ao nascer.

No que diz respeito ao resto da cabeça, os ossos do ouvido interno estão já perfeitamente formados e o nariz começa a tomar uma forma reconhecível.

As medidas
O feto pesa entre 220 e 250 gramas e mede cerca de 22 centímetros. Este bebé cabe na palma da mão.

A gravidez
A passagem do Equador. Parabéns: já chegou à metade da sua gravidez. Percorreu um longo caminho nestes quatro meses e meio. O seu útero tem agora três vezes o seu tamanho original. Quando for medido, de certeza verá que o fundo está agora ao nível do umbigo. A partir de agora, o útero crescerá pouco menos de um centímetro por semana até que dê à luz.

Um útero com vistas

Teve a oportunidade de ver o bebé? Se vai fazer a ecografia de metade da gravidez, é provável que lha façam entre as 18 e as 22 semanas. O médico pode fazer-lhe uma ecografia agora por diversos motivos: confirmar a data prevista do parto, detectar malformações de nascimento ou verificar se a placenta está no sítio adequado. Com a ecografia terá a possibilidade de contar os dedos das mãos e dos pés, averiguar o sexo (se o quiser saber) e ter maior tranquilidade de que tudo vai bem dentro do Hotel Mãe. Certamente esta primeira olhadela ao seu bebé acrobata (ele que já há algum tempo a acorda com os pontapés que dá) fará com que a sua eminente maternidade lhe pareça mais real. Peça uma cópia da imagem da ecografia para começar já o primeiro álbum de fotografias do bebé.

A voz dos especialistas. Se a sua vida ou o seu trabalho são muito stressantes, fará um favor a si mesma e ao bebé adoptando algumas medidas para relaxar. Embora um certo grau de tensão seja benéfico (dá-nos impulso para actuar), uma tensão constante e rigorosa pode afectar negativamente a mãe e o bebé. Felizmente, há muitas maneiras de combater a tensão.

O sangue do bebé já se encontra preparado com glóbulos vermelhos e brancos que se preparam para a defesa. O sistema digestivo já começa a funcionar e as substâncias sólidas são envidas para o intestino grosso. O bebé está muito grande o que pode originar algum inchaço na mamã. Aconselhamos a beber muita água e a elevar as pernas algum tempo durante o dia.

Sem comentários:

Enviar um comentário