Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 5 de abril de 2012

36 semanas, consulta e novidades...

Pois, esta semana ainda não tinha conseguido cá vir mas há algumas novidades...
Na 2a feira passada, tive que ser submetida a uma micro-cirurgia às hemorróidas, já não dava para adiar mais tempo o inevitável, pois já não havia pomada que ajudasse e cada vez sofria mais.
Acabei por marcar consulta com um proctologista, o Dr. Luis Fontes, espectacular... A primeira consulta foi na 5a feira dia 29, em que só me fez um procedimento mais básico de 'recolhimento' e em que ficámos de analisar a possiblidade da micro cirurgia se não melhorasse... e na 2a lá teve que ser. Escusado será dizer que sofri horrores porque a anestesia só fez efeito na altura dos 'cortes'. Ainda antes de sair do consultório já eu estava cheia de dores.
Nos últimos dias a coisa não tem ficado muito melhor porque cada vez que tenho que ir ao WC piora logo. O que ainda alivia um pouco é o gelo mas é muito doloroso. Tive que comprar um 'donut', uma almofada especial com um buraco no meio, que sempre ajuda um pouco.
A perspectiva de melhorias é só a seguir ao parto. E aí provavelmente uma cirurgia já mais completa...

Quanto à D. Ema, fizemos nova eco com o Dr. Nuno Clode na 3a feira, lá estava ela toda mexida, já cefálica (embora eu ache que ainda não encaixou completamente). Pelas estimativas, mede 45,5 cm e pesa cerca de 2550 gramas. Para 36 semanas é bom, nem muito grande nem demasiado pequena.

O Dr. Jorge depois de ver hoje na consulta a eco, disse que se estiver tudo bem na próxima semana (tenho consulta dia 12) e depois de avaliar a parte do CTG e das hemorróidas, talvez faça um toque para ver se 'adianta' alguma coisa do parto... Portanto há a possibilidade da Ema nascer já na próxima semana.
Entretanto ele vai estar fora de 19 a 22, pelo que se o toque não funcionar, só voltará a fazer maldades dia 23.
Quem sabe não se vem a verificar a previsão da madrinha Mariana que sempre disse que havia de ser no dia da Liberdade (25) ?
Logo se vê... :-) A Ema é que vai decidir.

Pelo nosso lado, temos tudo pronto. Ou quase. Este fim de semana vamos buscar o berço que a avó Milú teve com imensa paciência e carinho a limpar todinho, a cómoda e as roupinhas estão todas prontinhas, por isso filhota, podes vir quando quiseres.

Dou novidades assim que houver :-) Mas estamos na recta final...







Está grávida de 36 semanas – já só faltam 28 dias!

Qual a sensação do bebé a encaixar.



Embora o bebé continue a crescer e a ocupar o espaço dos seus órgãos internos, poderá sentir que já não sente tanta fome como há algumas semanas. Refeições mais pequenas e mais frequentes são muitas vezes mais fáceis de digerir nesta altura. Se o bebé começar a adoptar uma posição mais baixa na pélvis, poderá sentir menos azia e respirar mais facilmente. Esta descida – também chamada de encaixe do bebé – acontece com maior probabilidade antes do início do trabalho de parto, numa primeira gravidez. O encaixe do bebé pode aumentar a pressão sobre o baixo abdómen e caminhar pode ser mais desconfortável. Algumas mulheres dizem que se sentem como se transportassem uma bola de bowling entre as pernas ou como se o bebé fosse simplesmente cair. (Não se preocupe, isso não vai acontecer!) Sente-se com a cabeça no ar? As falhas de memória são normais no último trimestre. Pode estar assoberbada ou simplesmente distraída pelas enormes alterações que está prestes a viver, para além de estar exausta se tiver dificuldade em fazer uma boa noite de sono.
Poderá notar que as contracções de Braxton Hicks são agora mais frequentes. É uma boa altura para analisar com o seu médico exactamente quando e para onde deve contactá-lo se achar que começou o trabalho de parto. Geralmente, deve telefonar quando começa a sentir contracções regulares a cada cinco minutos durante cerca de uma hora. Se tiver algum sinal de parto esta semana, telefone de imediato – o bebé ainda é considerado prematuro até às 37 semanas. Deve também telefonar de imediato se tiver ruptura da bolsa (ou mesmo que pense estar a perder líquido amniótico), se detectar uma redução da actividade do bebé ou se tiver hemorragias vaginais, febre, dores de cabeça intensas, dores abdominais ou alterações ao nível da visão.

Sem comentários:

Enviar um comentário