Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Tema especial: o momento do parto

Gostei imenso de ler este artigo da Dodot sobre o momento do parto, deixo aqui para quem tiver paciência e interesse em ler... Achei que vale imenso a pena, principalmente para quem, como eu, está quase a ser mamã!


CHEGOU O GRANDE DIA! Nesta altura já estará cansada de estar grávida e desejosa de abraçar o seu bebé. Mas logo que o parto começar, é possível que fique nervosa e se interrogue se está preparada para passar por isto. Respire fundo, relaxe e lembre-se de que o seu corpo está preparado para dar à luz. Confie em si mesma.
Não se esqueça de que não está sozinha. Todas as pessoas envolvidas nesta experiência (o bebé, o seu médico e a sua equipa de apoio) trabalham com o mesmo objectivo. A seguir descobrirá:
• Como o bebé tem todos os seus sistemas preparados para o parto
• Quando é possível que o médico tenha que realizar uma cesariana
• O que esperar da profissional de apoio ao parto



Como está a desenvolver-sePela Dra. Suzanne Dixon e o Dr. Jim Thornton.

O NASCIMENTO TRABALHOSO
O parto ser muito cansativo para o bebé, com tantos apertões e de tanto empurrar com a cabeça. Mas está preparado, com um crânio adaptável, um corpo flexível e um sistema nervoso que põe todos os seus sistemas corporais preparados durante todo o parto. A força que tem que fazer durante o parto ajudá-lo-á a esvaziar os seus pulmões do líquido amniótico e a libertar epinefrina, uma hormona que põe em funcionamento ajustes pós-natais como o encerramento dos canais cardíacos fetais e a mobilização dos glóbulos brancos.

SIMULAÇÃO DO PARTO
O bebé pratica estes ajustes durante as falsas contracções (Braxton-Hicks) que se podem notar durante a gestação. É possível que o seu médico lhe peça que conte os movimentos do bebé ou inclusive que verifique a sua resposta a algumas contracções, só para se assegurar de que todos os sistemas funcionam. No geral, o ritmo cardíaco do bebé abranda durante uma contracção, mas volta à normalidade quando termina.


Cuidado da mãePela Dra. Elaine Zwelling e o Dr. Jim Thornton

ALIVIAR AS DORES DO PARTO
As mulheres experimentam incómodos durante o parto em graus muito diferentes. Felizmente, existe toda uma série de opções disponíveis para aliviar estas dores.

TÉCNICAS NÃO MÉDICAS PARA ALIVIAR A DOR
As técnicas de relaxamento, as massagens, a respiração sossegada, a criação de imagens visuais e a música são técnicas não invasivas para reduzir a tensão muscular e a dor durante o parto. Talvez já tenha praticado alguma destas técnicas no seu curso de preparação para o parto. Ânimo!

MEDICAÇÃO E ANESTESIA
É possível aplicar durante o parto a anestesia epidural. Esta injecção na coluna vertebral elimina praticamente toda a sensação das contracções. Não obstante, a anestesia epidural implica alguns riscos, pelo que é importante que comente com o seu médico obstetra os prós e os contras antes da data do parto.
Obtenha agora toda a informação possível, para que quando chegar o momento esteja em condições de tomar a melhor decisão para si e para o seu bebé.


À espera
Pela Dra. Suzanne Dixon e o Dr. Jim Thornton 

DAR PEITO PELA PRIMEIRA VEZ
Após várias horas de esforço, tem por fim o seu bebé nos seus braços. Está eufórica e esgotada. Uma das melhores maneiras de continuar o seu vínculo com este incrível ser e de lhe proporcionar um começo o mais saudável possível, é dar-lhe peito logo que nasça.

O BEBÉ ESTÁ PRONTO PARA MAMAR
O bebé estará muito desperto após o parto e desejoso de mamar. De facto, os estudos demonstram que existem mais probabilidades de o aleitamento materno ter êxito se se iniciar na primeira meia hora de vida do bebé. Se não puder pô-lo a mamar nesse intervalo, simplesmente comece quando ambos estiverem prontos.

PASSO A PASSO
O apurado sentido do olfacto que o seu bebé tem orientá-lo-á até ao seu peito se o tiver ao colo. Dê-lhe um empurrãozinho para pô-lo ao peito. (Peça à enfermeira ou à parteira que a ajude.) Coloque o mamilo em contacto com a sua bochecha. Esta sensação porá em funcionamento um reflexo instintivo e o bebé abrirá a boca. Quando o fizer, ponha-lhe o mamilo dentro e deixe que mame todo o tempo que quiser, mudando-o para o outro peito quando a intensidade da sucção baixar.
Não é necessário preocupar-se demasiado para que tudo corra perfeitamente na primeira vez. O importante é que a sucção do bebé ajude a libertar hormonas do corpo da mãe que disparam a produção de leite e contraem o útero. Esta contracção ajuda a expulsar a placenta e reduz a hemorragia do útero. E o bebé adquire alguma prática, para além de ingerir o colostro, ou o primeiro leite, um poderoso factor de protecção contra as doenças.
Para obter mais informações sobre o aleitamento materno, leia o artigo seguinte:
http://www.dodot.pt/artigos/-/info/details/content.59525/amamentaco-materna/

Sem comentários:

Enviar um comentário