Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 13 de abril de 2012

37 semanas... Ai esta espera....

Pois, ontem fizemos as 37 semanas e tenho que confessar que estava convencidíssima que  o Dr Jorge iria fazer o descolamento das membranas e acelerar o processo... Fui mesmo para a consulta já com as malinhas todas no carro, pasta dos documentos, tudo, prontinha para ouvir 'agora vá dar uma volta e andar um bocado e volte daqui a umas horas'. Mas não.
Fez um toque só para avaliar como estava o colo e a bebé. O colo está permeável mas ainda a 2,5cm, ou seja verde, muito alto, e ela ainda não encaixou definitivamente. E segundo ele, sem um colo favorável, não vale a pena acelerar as coisas, nem com oxitoxina.
Ficámos de reavaliar na 3a feira e ver. Se estiver na mesma, fica para dia 23, se estiver mais favorável, ou me manda lá ir ter com ele na 4a ou na 5a para induzir.
Também não convém deixar ir muito para a frente, para evitar complicações com o hemorroidal, o peso da bebé e não comprometer o parto normal sem episiotomia que tanto quero....

Resta-me curtir os últimos dias como grávida, a última gravidez que à partida terei, aproveitar os últimos momentos em que sinto a vida dentro de mim, antes que cheguem as noites mal dormidas, os choros e as fraldas sujas :-)



O bebé
A sua gravidez é agora considerada uma gravidez de termo – o que significa que o bebé, em termos de desenvolvimento, está pronto para viver fora do útero. O bebé pesa provavelmente por esta altura mais de 2,7 kg e mede entre 48 e 51 centímetros, da cabeça ao calcanhar. Se sofrer de pré-eclâmpsia, o seu médico poderá ter recomendado a indução do parto esta semana.
Muitos bebés têm uma farta cabeleira à nascença, com caracóis com um comprimento de 1 a 4 centímetros. Mas não fique surpreendida se o cabelo do bebé não tiver a cor do seu. Os casais de cabelo escuro ficam por vezes muito espantados quando têm filhos de cabelo louro ou ruivo, e os casais de cabelo claro têm sido surpreendidos por perfeitas imitações do Elvis. Além disso, como é evidente, alguns bebés parecem quase carecas ou apresentam apenas uma ligeira penugem. No entanto, estas últimas semanas são importantes, já que ainda acumula 15 gramas de gordura por dia. Esta gordura ajuda o seu corpo a regular a temperatura e a manter um nível adequado de açúcar no sangue. O cérebro continua a crescer, bem como o crânio.
A descer. Nota o bebé mais descido estes dias? Talvez lhe pareça que está sentado sobre a sua pélvis... e talvez assim seja. Esta descida, chamada 'encaixe', pode ter lugar algumas semanas antes de nascer o bebé. Nesta nova posição é muito possível que sinta um alívio na pressão sobre os seus pulmões e o seu diafragma, de modo que lhe seja mais fácil respirar.


A gravidez
É claro que esta descida do bebé tem o seu reverso. A boa notícia é que é mais fácil respirar. A má é que sentirá maior pressão no baixo ventre e na pélvis. Além disso, o seu centro de gravidade mudará e certamente sentir-se-à um pouco mais entorpecida do que anteriormente.
Maior frequência de controlo. A partir de agora e até ao dia do parto, irá ao seu médico todas as semanas, já que a sua pressão sanguínea terá que ser vigiada e a presença de proteínas na urina terá de ser controlada. A pressão sanguínea alta e o aparecimento de proteína na urina podem ser sintomas de pré-eclâmpsia, uma afecção da gravidez que pode ser perigosa para si e para o bebé.
Se o bebé vier de nádegas, é provável que o seu obstetra lhe fale da possibilidade de se submeter a um parto por cesariana. Em alguns casos pode avaliar-se a possibilidade de realizar uma manobra para tentar 'dar-lhe a volta'.
A mala! Já preparou a sua mala para o hospital? Só 5% dos bebés nascem no dia previsto, portanto é conveniente ter a mala já preparada para o caso do bebé se adiantar.
Resuma-se ao essencial: lembre-se que terá que levar todas estas coisas de volta para casa, juntamente com as coisas do bebé. Precisará de camisas de noite confortáveis (existem modelos com aberturas especiais para facilitar o aleitamento), um roupão cómodo, chinelos ou meias anti-derrapantes, um bom soutien de aleitamento, artigos de toucador e roupa de sair para si e para o bebé.
O que é que não deve levar? Jóias, os cartões de crédito e a sua mala. Mas deve levar algum documento de identificação pessoal, o seu cartão de saúde e algum dinheiro trocado para comprar jornais ou aperitivos. Talvez considere conveniente preparar uma lista de números de telefone das pessoas a quem quer telefonar para dar a notícia. Lembre-se de levar moedas para a cabina telefónica, já que muitos hospitais proíbem utilizar telemóveis.
Conselhos para o pai: Não se esqueça da máquina fotográfica e da bateria sobresselente. Leve também uma muda de roupa e alguns artigos de toucador para si. O parto pode demorar algum tempo e talvez necessite de tomar um duche.

1 comentário:

  1. Benvinda Ema!!! Estou muito feliz por ti amiga! Parabéns! Conseguiste, conseguimos!!!
    http://filipa-pedro.blogspot.pt/2012/04/ema-ja-nasceu.html

    ResponderEliminar