Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

24 semanas e.... Repouso!


Pois, já se esperava. Tenho andado a abusar um pouco, e em alturas de maior stress ou ansiedade, as contracções têm aparecido. Se bem que nunca como ontem, chegaram a ter intervalos de 10/15 minutos.

Hoje já fiquei a descansar em casa, e fiz o dia todo de repouso deitadinha. Como tinha consulta com o Dr. Jorge ao final da tarde, ia esperar para ver o que ele me dizia sobre isto tudo.
Não houve margem para dúvidas, é para ficar de baixa até ao final da gravidez. De nada me adiantou os 'mas' e mais 'mas'. Não é repouso absoluto mas é para ficar em casa, não colocar nada em risco.

Ainda devo dar um salto ao trabalho para passar 'a pasta' mas não será mais que uns dias à partida.

E agora vai começar um período em que vou ter que ter muita imaginação para conseguir lidar com o dia a dia... muitas horas de sobra, muitas horas em casa, e pouco que fazer. Ou não. Vou é ter que arranjar com o que me entreter, basicamente...

Aceitam-se sugestões, desde ponto cruz, caminhadas, leituras, outros trabalhos manuais que dê para fazer em casa...

Ainda me vou informar da hidroginástica para grávidas para ver se me ocupa um pouco mais...

Entretanto, a nossa Ema está óptima de saúde, graças a Deus. Tem-se mexido cada vez mais e é uma delícia completa cada vez que a sinto. Ainda não acredito em tanta bênção, um milagre tão grande a crescer dentro de mim. :-) Ponho-me muitas vezes a imaginar como ela será, se terá mais feições do pai, minhas, ou uma perfeita mistura... Pela energia que demonstra cá dentro, deixa-me antever que não vai ser assim tão dorminhoca como a mãe. Pode ser que esteja enganada...

Próxima consulta com o Dr. Jorge dia 10/02.

E às 24 semanas, é assim:



Seu bebé

Seu bebé não está apenas sentado (sobre a bexiga) sem fazer nada, ele está trabalhando intensamente, se preparando para a vida fora do útero, aprimorando os pulmões e ganhando uns quilinhos. Ele vai ganhar cerca de 200 gramas só nesta semana.

Outros destaques:
  • A situação está começando a ficar um pouco apertada no interior do útero, conforme o bebé cresce, e vai crescendo mais e mais. As suas costelas, mãe, provavelmente não estão como nos bons e velhos tempos, quando elas não tinham um pé permanentemente entre elas. Detesto ter que lhe dizer isto, mas vai piorar antes de melhorar; 
  • As orelhas do seu bebé estão completamente funcionais agora. Você poderá notar que ruídos fortes e movimentos bruscos podem assustar o pequeno. Ele está se a habituar aos sons do quotidiano no interior do útero: o som do seu coração a bater, os seus pulmões a inalar e expirar o ar, o ronco do seu estômago, porque o seu marido prometeu que traria aquele hambúrger duplo e até agora nada! Falando em ronco, ele já é capaz de ouvir o ronco do pai !
  • O bebé ouve praticamente tudo e reconhece a voz da mãe em diferentes tons. Pois é. Ele ainda está na barriga, mas já está por dentro de tudo o que se passa. Se souber o sexo, é bom escolher já o nome do bebé e conversar com ele chamando-o pelo nome.
  • O bebé tem uma orelha interna agora plenamente desenvolvida. Isso significa o seu senso de equilíbrio está funcionando e ele sabe se está pendurado de cabeça para baixo ou de pé.
  • Nessa fase de gestação, o pequeno consegue dar cambalhotas dentro da barriga e dar pontapés e socos fortes.

Sua vida

Você também pode começar a notar um aperto no seu útero ou no abdómen, conhecido como contracções de Braxton ou Braxton Hicks. Você não deve ficar preocupada com essas contracções, pois elas são normais nessa fase da gestação. Elas acontecem devido ao seu útero estar se exercitando e se preparando para as contracções verdadeiras de trabalho de parto.
Dia após dia você pode sentir mais dificuldades para dormir devido a incomodações tais como ansiedade, azia, micção frequente, cãibras e desconforto. Mas, tendo o repouso adequado e seguindo as recomendações que o seu médico lhe receitou, certamente você sentir-se-á melhor.

Faz bem comer...

Aproveite a fase para comer pão de grão com levedura de cerveja e linhaça. A semente de linhaça tem cerca de 39% de óleo, e é um dos alimentos mais ricos em Ómega 3 da natureza (cerca de 57%) e de ómega 6. A relação ideal entre os dois ómegas é de 1:4 respectivamente, enquanto o óleo vegetal de linhaça apresenta uma relação de 1:3, muito próxima do ideal. As células de levedura de cerveja são uma fonte de alto teor proteico;  porém, ao contrário das fontes de proteína animal, têm a vantagem de possuir outros tipos de gordura.(eu como sementes de linhaça em farinha misturada nos iogurtes)

É bom saber...

Nascimento Prematuro:

Caso o seu bebé nasça durante esta semana ou até a semana 26 da sua gestação, infelizmente haverá a chance dele não sobreviver. Agora, caso ele nasça após a semana 26, a possibilidade dele sobreviver será bem maior, chegando ficar entre 80 a 90 por cento. Vale ressaltar que os factores que determinam a possibilidade de sobrevivência do bebé são vários.(Por isso mesmo vou fazer descanso filha, custou-me tanto conseguir-te, não vou colocar nada em risco...)



1 comentário:

  1. Olá miga,
    Só agora vi que estás de repouso. Quero-te sossegada, ouviste?
    Não tenho o teu mail de casa, só o do trabalho. Depois manda-me o endereço e se quiseres falar, quando estou no trabalho tenho messenger.
    Hoje tenho novidades boas, vai ver no meu blog ou no fórum.

    Muitos beijinhos!!!

    ResponderEliminar