Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

26 semanas

Está grávida de 26 semanas – já só faltam 98 dias!

Começa a formar-se gordura por baixo da pele do bebé.



O bebé pesa agora cerca de 900 gramas e mede cerca de 35,5 cm da cabeça ao calcanhar. O peso irá mais ou menos triplicar deste momento até ao nascimento, à medida que rapidamente forma a sua gordura. Essa gordura ser-lhe-á necessária para se adaptar às temperaturas mais baixas fora do útero e como fonte de energia e calorias nos primeiros dias de vida. É comum os recém-nascidos perderem peso, especialmente os que se alimentam de leite materno (por vezes a perda de peso chega a 10% do peso à nascença) na primeira semana após o nascimento.
Os percursos nervosos dos ouvidos do bebé começam a desenvolver-se, o que quer dizer que a sua resposta aos sons começa a tornar-se mais consistente. Os pulmões também estão em pleno desenvolvimento, ao mesmo tempo que o bebé continua a inspirar pequenas quantidades de líquido amniótico – um bom treino para quando, depois de nascer, inspirar pela primeira vez aquela lufada de ar. Se for um rapaz, os testículos começam a descer para o escroto – uma viagem que demorará cerca de três dias.

Há alguns meses atrás estava com a sua barriga totalmente normal e agora está praticamente do tamanho de uma bola de futebol. Realmente, isto é algo extraordinário e sem explicação, mas sem dúvida é uma das sensações mais realizadoras que uma mulher pode viver. A sensação de ser mãe.
Esta semana será uma semana bastante agitada, começando pelas actividades do seu bebé . Ele fará muito mais movimentos do que nas semanas anteriores. 

Além de uma semana agitada, também será uma semana cheia de novidades para si e para o seu bebé

As suas unhas, sobrancelhas e pestanas estão a crescer cada vez mais,  processo de crescimento que se irá estender durante a vida toda.
A pele do seu bebé, que há alguns meses atrás era translúcida a ponto de ser possível ver através da sua pele, está a tornar-se enrugada e a ganhar uma coloração rosada.
Os pulmões continuam a amadurecer com o desenvolvimento de sacos aéreos e também começam a produzir uma substância chamada surfactante. Essa substância ajudará o seu bebé a respirar fora do útero. Por falar em respiração, o seu bebé começará a inspirar pequenas quantidades de líquido amniótico durante este período.
Alguns dos reflexos que o seu bebé desenvolve durante este período é o reflexo de sucção de lábio, uma vez que começa a chupar os seus pequenos dedinhos. O reflexo surpresa também será desenvolvido, uma vez que o seu bebé começa a reagir aos barulhos externos, assim como se estivesse assustado. No entanto, com o actual conforto da vida humana esse instinto não é tão necessário como foi para os nossos antepassados.
Chances de sobreviver: A cada dia que se passa, as chances de sobrevivência do seu bebé caso ele nasça, aumentam cada vez mais. Caso ele nasça neste período ele terá de 70 a 80 por cento de chance de sobreviver.


Deixo-vos aqui um vídeo espectacular sobre as 26 semanas. É incrível o mal que pode fazer o stress à criança, tanto na barriga da mãe como nos primeiros anos de vida... Vejam...

Sem comentários:

Enviar um comentário