Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 1 de março de 2012

31 semanas (já não falta tudo...)

31 semanas já lá vão, mas começa a ser um pouco mais difícil agora... Primeiro, o sono, ou melhor, a falta dele. São insónias de meia noite (salvo seja), que me deixam acordada grande parte da madrugada apesar dos nausefes receitados pela médica. E quando consigo finalmente pegar no sono, quase de hora a hora tenho como que um relógio interno que me desperta para ir à casa de banho. A maior parte das vezes nem tenho a bexiga cheia, é pouquinho, mas tenho que me levantar porque o desconforto é grande. O que vale é que consigo fazer isso quase que nem uma sonâmbula e voltar para a cama sem despertar daquela moleza do sono. A maior parte das vezes adormeço por volta das 3, 4 da manhã (antes disso não consigo pregar o olho), durmo até cerca das 9, 10h, levanto-me, tomo o pequeno almoço, e volto me a deitar mais um pouco. Geralmente consigo adormecer novamente e durmo até perto do meio dia. Mas nem sempre...  E durante o dia não consigo dormir. Só que estas quase 8h de sono para mim não chegam. E cada vez me sinto mais cansada. Aliás, já não é cansada, é mesmo exausta. Levanto-me com um cansaço enorme, uma falta de ânimo gigantes, nem me apetece fazer nada a não ser ficar na ronha.
Até me chego a sentir culpada :-( Ainda não comecei a lavar as roupinhas da Ema nem nada. Natação também não tenho ido. A única coisa que ainda tenho feito é o casaquinho dela que já está bem adiantado (quase terminado). Hei de pôr aqui umas fotos...
De resto as contracções continuam, não há meio de pararem nem com o magnésio.
Para a semana tenho consulta com o Dr. Jorge e nova ecografia e ecocardiograma. Estou desejosa de ir espreitar novamente a minha pipoca.
Parece que não mas o tempo voa... E se contarmos que ela pode nascer antes do tempo (das 40 semanas), então falta menos de 9 semanas para ela nascer, até pode nascer daqui a um mês...


Bem, não há de ser nada... Hei de ter tudo a postos para a chegada dela, sem stress :-) Afinal, mamã de 3ª viagem não pode stressar assim.


Ela continua muito mexida e cheia de energia, e eu continuo a adorar senti-la. E isso é que interessa não? :-) Os soluços também continuam a ser uma constante pelo menos duas vezes por dia. Tadinha...





 

31 semanas:

Os braços, as pernas e o corpo todo do bebé continuam a ser recheados de tecido adiposo e finalmente os membros são proporcionais em relação ao tamanho da cabeça. Ele pesa cerca de 1,5 quilos e já se parece mais com um recém-nascido. O comprimento total é de 41 centímetros.
Talvez você perceba que seu bebé já não faz tantos movimentos bruscos quanto antes. Não se preocupe, a questão é que está a falta espaço. Desde que sinta algum movimento, não há problema. Acredite se quiser, ele ainda tem muito o que crescer. O bebe vai ganhar mais quase 1 quilo antes de nascer.

Os órgãos do seu bebé continuam a amadurecer, e ele já urina água, num treino do trato urinário para depois do nascimento. Exames que produzem imagens do cérebro já mostraram que, por volta do oitavo mês de gravidez, os fetos têm padrões de sono característicos da presença de sonhos.

Não se assuste se tiver engordado 2 quilos só este mês. É normal no último trimestre ganhar quase meio quilo por semana, já que o bebé está crescendo rápido para se preparar para nascer.

Bexiga espremida (novamente!)

Lembra-se do começo da gravidez, quando parecia que passava pelo menos metade do seu dia na casa de banho para fazer xixi? Pois é, aqueles tempos voltaram. Desta vez o responsável é o seu bebé, que está a ficar grande e a pressionar a sua bexiga.

Você pode tentar reduzir o número de idas nocturnas ao WC cortando a ingestão de líquido à noite, e procurando esvaziar totalmente a bexiga quando urinar, inclinando-se para a frente na sanita.

Azia e outros vilões do sono

Não vai ser surpresa se a azia, as cãibras nas pernas, o ronco e a síndrome das pernas inquietas, sem falar dos nada subtis movimentos do bebé, deixarem você acordada praticamente a noite inteira no terceiro trimestre.

Estudos mostram que no último trimestre da gravidez as mulheres passam por menos períodos de sono profundo, e acordam mais vezes durante a noite. Para resumir, a qualidade do seu sono pode ser uma das piores de todos os tempos.

Sem comentários:

Enviar um comentário