Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 15 de março de 2012

33 semanas

33, diga lá outra vez! :-)
Já não falta tudo... estamos na recta final. E segundo o Dr. Jorge, mais perto que o previsto, já que ele não vai deixar a Ema passar das 38 semanas (no máximo). Suponho que deve provocar nessa altura.
As insónias continuam mas tento deitar me mais cedo... A prisão de ventre também mas tento controlar com várias outras coisas e está mais ou menos controlado.
O que não consigo controlar é o cansaço... :-(( levanto-me já cansada e sem vontade de fazer seja o que for. Esta semana ainda 'puxei' bastante por mim com a lavagem da roupa da Ema, estender, passar a ferro, tirar as etiquetas, separar, e finalmente, fazer as malas (a minha e a dela).
A dela está fechada e prontinha, a minha só falta a faixa pós parto que confesso ainda não tive coragem de ir comprar ao fórum... A ver se trato disso na próxima semana.

O papá também faz anos hoje (15), e com os preparativos para o jantar familiar e com um jantar surpresa com os amigos para amanhã, também não sobrou muito tempo para descansar.

De resto a Ema continua muito mexida, o que é óptimo, agradavelérrimo, saudável, e eu adoro. Dou por mim a sorrir sozinha para a barriga e a falar com ela feito uma tontinha...
Vou ter saudades da barriga, disso tenho a certeza.
De há uns dois dias para cá, comecei a sentir os movimentos dela já mais cá em baixo e em cima, em vez dos lados, por isso há boas hipóteses de ela já se ter posto cefálica... Veremos na eco das 36!!

Na próxima semana vou encomendar o colchão do berço e buscar a cómoda, a ver se os últimos preparativos se encaminham de vez e fica tudo pronto para a receber.

E aqui fica o que esperar com 33 semaninhas:

Esta semana o bebé pesa pouco mais de 1,8 kg e mede um pouco mais de 46,5 cm da cabeça ao calcanhar. Graças a este recente aumento de peso, está agora a perder aquela aparência enrugada de “alienígena”. A maioria dos ossos do bebé estão agora a ficar duros, mas o crânio ainda é bastante maleável, com elementos separados por espaços. Esta estrutura flexível permite comprimir a cabeça do bebé de modo a passar pelo estreito canal de parto.

A pressão sobre a cabeça durante o parto é tão intensa que, em muitos bebés, o formato da cabeça é cónico à nascença. É um efeito totalmente inofensivo, normal e temporário. A cabeça do bebé rapidamente assume uma forma mais arredondada, embora as placas do crânio só se unam completamente quando tiver cerca de 9 a 18 meses de idade.

É possível que sinta dor ou mesmo dormência nos dedos da mão, pulsos e mãos. Se for como muitas mulheres grávidas, os seus sintomas revelam-se normalmente à noite ou ao acordar de manhã (um dos sintomas que me queixei ao médico é precisamente este, uma dormência/formigueiro nos pés e nas mãos, e um imenso calor nesses membros, ele disse que era da pressão na coluna...). À semelhança de muitos outros tecidos do corpo, os tecidos do pulso podem inchar, podendo assim aumentar a pressão sobre o túnel cárpico, um canal ósseo no pulso. Os nervos que percorrem este “túnel” acabam por ficar comprimidos, criando a sensação de dormência, picadas, pontadas e ardor, ou então uma sensação de entorpecimento.

Porque tenho mais dificuldade em respirar? (e isto também me atinge...)

À medida que o bebé cresce, vai precisando de mais oxigénio, mas esse bebé em crescimento também está a comprimir os seus pulmões, tornando mais difícil fazer inspirações profundas, explica a Dra. Margaret Pfeifer, obstetra e ginecologista na Mayo Clinic, no Minnesota. É normal sentir uma falta de fôlego ocasional ou ligeira na gravidez mas, se ficar mesmo com muita falta de ar na realização das suas tarefas diárias ou se a respiração se tornar dolorosa, deve informar o seu médico.

Sem comentários:

Enviar um comentário