Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

30 semanas!!!!

Parece mentira mas o tempo voa mesmo! 30 semaninhas hoje, parece que ainda ontem soube que estava grávida, e agora faltam cerca de dois mesinhos... ou menos...


A D. Ema continua bem mexida, cheia de vitalidade e energia, e eu continuo a adorar senti-la, mesmo quando ela decide brincar com as minhas costelas e enfia lá os pezinhos... A barriga já dá pulinhos quando ela se lembra de andar aqui a dançar mas ainda não são aqueles movimentos 'aliens' que se vêm em alguns vídeos do youtube, mas há de chegar a altura...
Mas nesta altura, algumas maleitas próprias da gravidez nesta fase já se fazem sentir. A mais incómoda de todas tem a ver com as consequências da prisão de ventre e o ferro que tenho que tomar diariamente não ajuda.
Outra maleita são as malditas câimbras que me começaram a chatear esta semana, apesar do magnésio que tomo todos os dias.
As contracções essas continuam, mas é verdade que há dias piores que outros. Se descansar e não abusar, costuma correr tudo mais ou menos bem. O peso da gravidade (sim, gravidade provocado pela gravidez), faz-se sentir logo se andar muito tempo em pé, e a partir da tarde sente-se muito mais, a barriga fica com a pele toda esticada e muito rija. Mas a seguir a esta sensação que devem ser as contracções de Braxton-Hicks, vêm as dores e passados uns minutos as contracções a sério.

Quanto à 'piquena', não se passa um dia sem que tenha soluços, coitada... chega a dar pena de tanto tempo que ela está aqui a soluçar em silêncio. E eu sem a poder aliviar... :-(
 
E ainda, para terminar, o que seria de mim sem o Nausefe? Esta semana houve uma noite em que não tomei porque tinha acabado, e foi uma insónia a noite toda. Não consigo mesmo dormir sem isso... Esperemos que passe quando ela nascer... 

Na próxima semana vamos fazer um ecocardiograma e uma ecografia (das 32 semanas) e estou desejosa que chegue esse dia para a voltar a poder espreitar.
Entretanto, tenho-me entretido com o casaquinho dela, que está cada vez mais avançado (hei de deixar aqui umas fotos), e vou começar a bordar uns babetes a ponto cruz.

Agora as habituais alterações para esta semana:

30 semanas

 
Por esta altura, é capaz de se sentir um pouco cansada, especialmente se tiver dificuldade em dormir. Também é possível que se sinta desajeitada, o que é perfeitamente compreensível. Não só está mais pesada, como o peso adicional à sua frente está a afectar o seu equilíbrio e as suas articulações estão mais soltas, graças às hormonas da gravidez. 

Porque devo exercitar o períneo?
Os exercícios para o períneo – contrair e manter a contracção dos músculos em redor da vagina e do ânus como se quisesse interromper o fluxo de urina — podem ajudar a prevenir a incontinência pós-parto. Reforçando e tonificando o músculo do pavimento pélvico, que suporta a bexiga, estes exercícios (Kegel) podem ajudar a contrariar o estiramento causado pelo aumento do útero na gravidez. Bastam 30 contracções do períneo por dia para evitar a incontinência urinária, segundo Carolyn Sampselle, professora de enfermagem na Universidade de Michigan. Informe-se detalhadamente sobre como se fazem. 

4 comentários:

  1. 30 semanas, já viste? Passa mesmo a correr e tarda nada elas estão cá fora nos nossos braços. Olha a minha mexe tipo aliens, vê-se a barriga a andar de um lado para o outro sozinha e é com cada pontapé que até abana a cama toda à noite e acorda o pai. Parece que anda à procura da saída mas no sítio errado e ainda não percebeu que tem é de ir para baixo. Soluços também tem muitos, 1 ou 2 vezes por dia. Quanto à prisão de ventre nunca mais tive, agora até ando bem. Mas quando tinha a solução era muitos kiwis e uma mousse de limão Equilíbrio do Continente com bifidus. Comes logo 2 e pimba, para além de serem deliciosas. Para as caimbras e dormências, come muito ananás e banana. As pastilhas kompensan também ajudam nisso. O nausefe também continua por aqui e vai ser mesmo até ao fim. Beijinhos miga!

    ResponderEliminar
  2. Amiga, já viste que falta tão pouco??? O tempo corre!!! Não tarda nada já cá temos a Ema cheia de energia. Tou louca para a ver, para pegar nela e para a encher de beijos ehehehe

    ResponderEliminar
  3. :)) tens razão amiga Vanda, já falta pouco. E sim, hás de ser uma das primeiras a dar lhe uns miminhos valentes, conto com isso :)))

    ResponderEliminar
  4. Pipinha, obrigada pela dica da mousse de limão, a ver se compro. Entretanto o leite de magnésia tem feito algum efeito, ajuda, mas nao impede as maleitas maiores mas pronto...
    A Ema tb tem soluços todos os dias coitada... mas o mexer como tu dizes ainda não, mexe-se muito, vê-se alguns altinhos na barriga mas não ainda como a Inês faz (acho que ainda tem muito espaço) :-)
    Bjs amiga! Não tarda estamos todas a dar mimocas à tua Inês...

    ResponderEliminar