Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

27 semanas!

Chegámos às 27 semaninhas e estou cada vez mais apaixonada pela minha filha!
Sinto-a praticamente todo o dia agora, de manhã à noite (às vezes até durante a noite, quando me acorda com os pontapés dela), e até já consigo estabelecer um certo tipo de comunicação com ela, a sério! :-)

Desde há uns quantos dias já que a sinto a soluçar, é delicioso e ao mesmo tempo um pouco aflitivo por nada poder fazer para a aliviar, sentir que ela está ali glup glup aos soluços, provavelmente devido a ter engolido líquido amniótico. Não me lembro desta sensação com as manas há uns 15 anos atrás. Lá lhe vou fazendo umas festinhas, e ao fim de um certo tempo, acaba por passar.

Também já se começou a 'encostar' às costelas, mau mau... :))
E outra coisa gira, é que a menina agora tem quereres e faz valer a sua vontade. Eu explico: já quase nunca consigo comer direita à mesa. Pois não. Assim que me sente direita a comer à mesa, começa logo aos pontapés fortes e só descansa quando me recosto para trás com o prato apoiado no peito, aí sim, já não estou a apertar a menina e sente-se à vontade... Vais ser fresca vais Ema.. :))

Quanto a contracções, essas infelizmente têm continuado a fazer-se sentir, uns dias mais que outros, mas praticamente já não há muitos dias em que possa dizer que não tive uma única. A única solução é ir logo para a cama, encostar a barriga de lado (que ela também não gosta de estar de barriga para cima, nem eu, falta-me o ar), e fazer repouso. Acalma bastante.
O peso dela em cima do mioma também se tem feito sentir mais nas últimas semanas, o que faz com que eu já não consiga propriamente andar muito sem começar a sentir logo dores. A tendência é para piorar eu sei, quanto mais peso ela for tendo, pior me vou sentir... Vamos ver onde isto vai dar, por enquanto dá para ir gerindo.

Confesso que continuo, cada vez mais, a disfrutar desta gravidez. Desde que a comecei a sentir tem sido muito mais delicioso e real.
Estou apaixonada por ti filhota, sabias?
E o papá também, todos os dias fala com ela, faz festinhas (as manas também), e participa nos movimentos que consegue sentir, embora eu acredite que para um pai o 'sentir' é sempre diferente de nós, mães.

Os desenvolvimentos da semana 27 são os seguintes:

Agora que se aproxima da fase final da gravidez, o terceiro trimestre, seu bebé começa a preencher todo o espaço disponível dentro do útero.

Ele já abre e fecha os olhos, dorme e acorda em intervalos regulares e pode chupar o dedo. Embora ainda estejam imaturos, os pulmões do seu filho são capazes de funcionar com ajuda médica, se por acaso ele nascer antes da hora.

Se você sentir movimentos ritmados dentro da sua barriga, pode ter certeza de que são soluços, comuns esta semana e ao longo de toda a gravidez. Seu bebé soluça mesmo respirando líquido amniótico, e não ar. As crises de soluço não costumam durar muito tempo, e a sensação pode ser estranha, mas é mais engraçada que desagradável.

O seu útero já chega até a caixa torácica, o que explica a eventual falta de ar que você pode estar começando a sentir.

Sem comentários:

Enviar um comentário